Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fenajud notifica TJPR para recolher contribuição sindical

    Fonte: Sindijus/PR



    A Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) encaminhou ao Protocolo na última segunda, 1o de fevereiro, uma notificação para que o Tribunal de Justiça do Paraná proceda ao recolhimento da contribuição sindical – na prática um Imposto – de todos os servidores do Judiciário.

    O pedido é baseado na instrução normativa nº 01/2008 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que dispõe aos órgãos da administração pública como deverão recolher a contribuição sindical prevista no art. 578 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de todos os servidores e empregados públicos.

    No Paraná, em várias oportunidades, a direção do Sindijus-PR debateu o tema. Decisões recentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), até que não se edite uma lei específica, têm aplicado a CLT para o desconto da contribuição de servidores e empregados públicos. Isso tem alterado a configuração e o entendimento jurídico da cobrança do imposto sindical.

    Algumas entidades têm procurado órgãos públicos solicitando o desconto de servidores. Mesmo quando negado, a Justiça vem acatando os pedidos, com base nas decisões do STJ e STF.

    Com o acirramento da luta de federações e confederações por uma fatia do imposto, muitos sindicatos têm se defendido e solicitado a contribuição, para que esses recursos não se percam com entidades que em nada tem a ver com a categoria descontada.

    Vários sindicatos de servidores do Judiciário já efetuam esse desconto. Alagoas, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerias, Mato Grosso do Sul são alguns deles.


    Imposto Sindical

    O MTE define a contribuição sindical, prevista nos artigos 578 a 591 da CLT, como de natureza tributária e recolhida compulsoriamente pelos trabalhadores no mês de março de cada ano.

    O art. , IV, in fine, da Constituição da República prescreve o recolhimento anual por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato.

    A contribuição deve ser distribuída, na forma da lei, aos sindicatos, federações, confederações e à Conta Especial Emprego e Salário, administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

    O objetivo da cobrança é o custeio das atividades sindicais e os valores destinados à Conta Especial Emprego e Salário integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Compete ao MTE expedir instruções referentes ao recolhimento e à forma de distribuição da contribuição sindical. Legislação Pertinente: arts. 578 a 610 da CLT. Competência do MTE: arts. 583 e 589 da CLT.




    Divisão do imposto

    :: 5% para a confederação correspondente;
    :: 15% para a federação;
    :: 60% para o sindicado respectivo;
    :: 20% para a Conta Especial Emprego e Salário.

    Quando não houver federação, o pagamento irá para confederação e vice-versa.
    No caso de não existir sindicato, ou entidade organizada, a contribuição sindical será repassada integralmente à "Conta Especial Emprego Salário", do Governo.



    Financeiamento da Luta

    O Sindijus-PR é filiado à Fenajud e tem acompanhado importes debates que dizem respeito à luta dos servidores, como a PEC do estatuto único, a PEC do Vicentinho, além de outros assuntos como: saúde do trabalhador e reforma previdenciária. “A contribuição sindical deve ser destinada ao financiamento da luta da categoria, o Sindijus-PR acompanha o trabalho da federação visando garantir essa compromisso”, ressalta o coordenador geral José Roberto.








    • Publicações1886
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fenajud-notifica-tjpr-para-recolher-contribuicao-sindical/303303433

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)